sábado, 8 de outubro de 2011

4ª Pior lei de Direitos Autorais

De volta aos posts após um longo período de ostracismo virtual ! 

Para retomar essa humilde atividade, apresento uma informação que li no site "A2K -  Access to knowledge". Trata-se de de uma pesquisa divulgada por um insituto internacional "Consumers" que aponta o Brasil como um dos piores países no que tange a LEI DE DIREITOS AUTORAIS. 

O Brasil se encontra na 4ª colocação...Atrás "apenas" de Japão, Egito e Zâmbia...

Segundo o estudo, a lei brasileira é uma das que mais restringem o uso e o acesso de "produtos" culturais.
Na lei brasileira, bem como na maioria dos países em desenvolvimento, de acordo com a pesquisa, há diversos dispositivos de punição excessiva. A título de exemplo, punição quando o usuário realiza uma "cópia" de segurança (backup) de seu DVD, ou, aquele estudante que realiza cópias de alguns trechos de obras acadêmicas.

Um outro dado interessante que aparece no texto, é o fato da legislação brasileira ainda permitir o uso do DRM - Digital Rights Manegament - em conteúdo multimídia. Esta trava tecnológica faz, por exemplo, com que o seu arquivo mp3 toque em determinado aparelho, mas não no aparelho do seu vizinho, ou outro qualquer.  É muito utilizado na gravação de DVD's e CD's.

Por fim, o texto ressalta que não há interesse governamental na mudança da LDA do Brasil que é de 1998. O motivo...não sei ! Talvez o lobby das grandes gravadoras e editoras seja muito forte !!!

O que acham ! É sempre importante a colaboração de vocês ! 

PS: Só por curiosidade... a imagem acima é de um livro interessante que estou lendo - quando sobra algum tempo !!! Só pela capa, aposto que já deixou alguém instigado !
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário